Projeto do CCS recebe financiamento para pesquisa
O projeto intitulado Estudo de revisão sistemática com meta-análise sobre intervenções em alfabetização, do Departamento de Fonoaudiologia (DFono), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), foi selecionado pelo Instituto Ayrton Senna e pela Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) para receber recursos destinados à realização de pesquisa. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 16, na página do Instituto.
Conduzido pela professora do Defono, Cíntia Azoni, o projeto conta com a colaboração dos pesquisadores Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro; Karinna Taveira Veríssimo, do Departamento de Morfologia; Ana Luiza Navas, da Santa Casa de São Paulo; e Renan de Almeida Sargiani, do Instituto Edube. Os pesquisadores receberão R$ 90 mil para a realização do projeto, que deverá ser executado no prazo de dois anos.
De acordo com a professora Cíntia, que também é coordenadora do Laboratório de Linguagem Escrita, Interdisciplinaridade e Aprendizagem (Leia), a seleção desse projeto permite dar visibilidade a um campo da Fonoaudiologia que atua na relação entre saúde e educação.
“Essa conquista é um reconhecimento para um grupo de pesquisadores, em sua maioria do Nordeste, que há anos tem trabalhado arduamente com alfabetização. Além disso, sabemos que o Rio Grande do Norte detém um dos piores índices de alfabetização do país e a realização desse projeto aqui no estado poderá contribuir na definição de políticas públicas em educação”, comentou.
O trabalho foi submetido ao edital de Apoio à Pesquisa Científica sobre Intervenções em Alfabetização, lançado em junho pelo Instituto Ayrton Senna e CpE. A iniciativa faz parte dos esforços dessas instituições para promover pesquisas que contribuam com o desenvolvimento da educação no Brasil, fornecendo novas evidências para apoiar políticas públicas na área de educação.
----
Siga-nos no Instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)