Entrevista: recuperação de pacientes após a Covid-19
A cartilha Depois da Covid-19, elaborada por uma equipe de professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve destaque no Notícias da Manhã, da TV Ponta Negra. O programa, que foi ao ar às 07h desta terça-feira, 19, exibiu uma matéria falando sobre reabilitação de pacientes que se curaram da Covid-19.
A fisioterapeuta da UFRN, Aline Falcao, que faz parte da equipe que desenvolveu a cartilha ressaltou que a doença causada pelo novo coronavírus mesmo depois de curada pode deixar seqüelas psicológicas e também motoras como dores articulares e fraqueza muscular.
Como muitos pacientes ficam vários dias de cama, além daqueles que já possuem idade avançada ou alguma doença crônica, eles podem experimentar a sensação de cansaço diante de pequenos esforços, ter dificuldade de locomoção, sentir as articulações doloridas e os músculos enfraquecidos.
A fisioterapeuta ressaltou que o ideal seria que esses pacientes pudessem passar, após a alta, por um processo de reabilitação para recuperar a funcionalidade, o bem-estar físico e psicológico e consequente melhora na qualidade de vida. Mas quando ou enquanto isso não é possível, pode-se tomar algumas medidas, mesmo em casa, visando o restabelecimento da saúde. Por isso, foi pensada a cartilha Depois da Covid-19, com dicas e orientações sobre exercícios e procedimentos que podem ser adotadas para ajudar na recuperação desses pacientes.
Veja a entrevista aqui.
Acesse a cartilha aqui.