O Inimigo Invisível: animação orienta crianças sobre prevenção da Covid-19

07 de Maio de 2020

O Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte produziu um vídeo de animação direcionado ao público infantil com orientações sobre a Covid-19 e formas de prevenir a doença.

Trata-se de um projeto de extensão que mobilizou professores do curso de Enfermagem da UFRN e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de alunos dos cursos de Enfermagem, Design e Comunicação Social da UFRN.

O inimigo invisível é um vídeo que se destina a crianças entre quatro e dez anos, buscando atender a necessidade de compartilhar informações sobre a Covid-19 e estratégias para prevenir a contaminação e a disseminação da doença. Mas isso em linguagem apropriada ao público infantil, com foco na faixa de idade que já apresenta desenvolvimento da oralidade até os que já estão na fase pré-escolar e escolar.

Para Caroline Kluczynik, professora do Departamento de Enfermagem da UFRN e coordenadora do projeto, embora essa faixa etária não faça parte do grupo de risco para a Covid-19, já se tem confirmação de casos de crianças e adolescentes infectados e que desenvolveram a doença de forma grave. Por isso a prevenção deve envolver todos os integrantes da família e a informação tem nisso um importante papel. “Por essa razão, percebemos a necessidade de produzir um material destinado às crianças, com linguagem compatível com a idade delas e em um formato lúdico”, explica a professora.

Etapas

O projeto de extensão Elaboração de vídeo sobre a Covid-19 em linguagem acessível às crianças partiu de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados que tratam sobre o assunto. A partir do estudo desse material, foi elaborado um roteiro seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. A linguagem empregada na construção desse roteiro foi adaptada para o público infantil e faz uso de personagens e situações do dia a dia das crianças. A partir daí, teve início a tarefa de animação e edição de imagens.

Todo esse trabalho foi realizado pelos alunos dos cursos de Enfermagem, Comunicação Social e Design da UFRN, sob a orientação de professores  do Departamento de Enfermagem da UFRN e da UFCG. O resultado foi O inimigo invisível, de pouco mais de cinco minutos, em formato fácil de ser compartilhado pelas redes sociais e mídias eletrônicas.

Veja aqui o vídeo O Inimigo Invisível.

Prevenção

Enquanto não há vacina nem medicamentos comprovadamente eficazes para o combate à Covid-19, é preciso recorrer a medidas preventivas para evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus. A conscientização sobre a necessidade de prevenção se estende também à faixa etária infantil. Trata-se de uma parcela da população que também está sujeita a contrair a doença e a transmiti-la. Mas a maneira de fazer a informação chegar até ela, de modo a ser compreendida e resultar em uma sensibilização para o cuidado com a prevenção, difere da maneira de informar um adulto.

A coordenadora do projeto lembra que a maior parte das informações divulgadas pela mídia se dirige aos adultos. “Cabe aos pais e cuidadores traduzirem essas informações para o campo de entendimento das crianças. É fundamental tratar do assunto de forma clara e tranquila para que a criança compreenda a situação e o que deve fazer sem causar nela estresse, medo e ansiedade”, disse a professora Caroline Kluczynik, que complementou: “esse vídeo busca auxiliar nessa tarefa de informar e também de transmitir para a criança uma mensagem de esperança, de que essa fase vai passar e ela vai poder retornar para a escola, reencontrar os amiguinhos e voltar a conviver com os avós, que precisaram se isolar durante esse período”.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)