Workshop de AASI inicia programação

20 de Setembro de 2022

O Departamento de Fonoaudiologia (Defono), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), está realizando nesta terça-feira o 6º Workshop de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). A cerimônia de abertura do evento aconteceu às 8h30, no auditório do curso de Farmácia. A programação prevê a realização de palestras, mesa redonda, debates e prossegue no período da manhã e à tarde. Para consultá-la, basta acessar o instagram @workshop.aasi.

O 6º Workshop de AASI é voltado para estudantes e professores de fonoaudiologia (da UFRN e de outras instituições), residentes em otorrinolaringologia e profissionais que atuam em áreas ligadas aos serviços de saúde auditiva. A atividade tem como objetivo atualizar os participantes quanto aos avanços tecnológicos dos AASIs, discutir sobre as melhores condutas para o cuidado da pessoa com perda auditiva e propiciar a interação entre a comunidade acadêmica e as empresas de AASI.

Durante a abertura, a professora Raquel Speri, coordenadora geral do workshop, destacou que o evento é mais um passo importante na retomada das rotinas que haviam sido interrompidas pela pandemia de covid-19. Ela ressaltou o empenho na participação dos alunos e a importância da colaboração das empresas parceiras que atuam no desenvolvimento de tecnologias de intervenção audiológica. Raquel destacou enfatizou ainda que “cuidar das pessoas implica em saber escutá-las com empatia e com o coração”.

O professor Antônio Costa, diretor do CCS, observou que o Workshop de AASI é um momento privilegiado para discutir e compartilhar saberes e experiências na área. Ele também lembrou que o curso de Fonoaudiologia é o mais novo dentre aqueles que compõem o CCS e que, prestes a completar apenas 11 anos, tem demonstrado muito zelo e qualidade na formação dos estudantes e na assistência que também presta à população.

Além dos professores Antônio Costa e Raquel Speri, a mesa de abertura contou com a presença das professoras Raquel Yamamoto, Renata Cavalcanti e Cíntia Azoni.

A programação do evento prossegue à tarde.  Entre os temas tratados durante o workshop, estão: Como a tecnologia da Phonak transforma vidas; Tecnologia AD processador da própria voz; Integração de serviços de saúde auditiva, ambulatório de otorrinolaringologia do HUOL e empresas de AASIs parceiras; Portfólio de condução óssea: sistemas BAHA e OSIA; Teleatendimento na