Trilhando Saúde divulga lista de alunos selecionados

21 de Junho de 2022

A coordenação geral do projeto de extensão Comunidade em Ação: trilhando saúde divulgou a lista de alunos selecionados para integrarem a primeira edição do programa. Quinze estudantes de oito cursos da área da saúde vão compor a equipe que vai desenvolver ações coletivas no município de Espírito Santo (localizado a cerca de 75km de Natal) nos meses de julho, agosto, setembro e novembro. A listagem dos aprovados na seleção pode ser consultada no link.

Os alunos selecionados são dos cursos de Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Psicologia e Nutrição. Eles vão compor a equipe coordenada pelo professor Marcelo de Sousa da Silva do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN). De acordo com o cronograma, as primeiras ações coletivas a serem desenvolvidas pelo grupo no município de Espírito Santo estão programadas para ocorrer entre os dias 8 e 10 de julho.

Segundo a professora Eriama de Araújo Hackradt, coordenadora geral do projeto, antes da viagem ao município, a equipe elabora propostas de trabalho direcionadas para as necessidades da comunidade.  A partir daí é definida a programação com as atividades que serão desenvolvidas pelo grupo na localidade. “Essas demandas foram colhidas durante reuniões feitas com gestores, com lideranças locais e com a comunidade. Nesses encontros, foram elencados os temas que vão nortear os trabalhos da equipe”, disse.

EXTENSÃO

O Trilhando Saúde é um projeto de extensão criado pelo CCS para atuar desenvolvendo ações específicas e contínuas na área da saúde em pequenos municípios do RN. Tendo como coordenadores gerais os professores Breno Cabral (vice-diretor do CCS) e Eriama de Araújo Hackradt, o projeto busca realizar junto à população atividades de aplicação prática e ações educativas de promoção à saúde, compartilhando saberes ligados ao campo do ensino, da pesquisa e da extensão da UFRN.

De acordo com o professor Breno Cabral, o projeto é inspirado no Trilhas Potiguares, mas o foco são ações específicas na área da saúde. “O Trilhando Saúde foi pensado para ampliar a interação entre a comunidade e a UFRN, socializando o conhecimento produzido na universidade, em especial, nos cursos do CCS. Essa iniciativa é uma maneira de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas que serão atendidas pelo projeto e também uma forma de proporcionar aos nossos alunos uma vivência integral da atividade profissional na área da saúde", concluiu.