CCS realiza seminário internacional de pesquisa sobre envelhecimento

15 de Junho de 2022

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia e o Laboratório de Epidemiologia e Fisioterapia Geriátrica (Lefig) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) vão realizar no período de 27 a 29 de junho, no Departamento de Fisioterapia (DFST), o 1º Seminário da Rede Internacional de Pesquisa sobre Envelhecimento Ativo e Funcionalidade. O evento é gratuito e emite certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas pelo SIGEventos. O público-alvo são professores e alunos de pós-graduação e pessoas interessadas em pesquisas sobre envelhecimento.

De acordo com o professor Ricardo Guerra (DFST), coordenador da atividade, o seminário tem como objetivo apresentar e discutir projetos, experiências e pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede Internacional de Pesquisa sobre Envelhecimento Ativo Saudável e Funcionalidade. Trata-se de um grupo formado por pesquisadores da UFRN, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (NUTES/UEPB), da Universidade de Granada (Espanha) e do Instituto Gérontopôle do Hospital Universitário de Toulouse (França).

Entre os temas que serão tratados nas palestras realizadas por pesquisadores do Brasil, da Espanha e da França, estão: Biomarcadores para Avaliação da Osteosarcopenia; Olhar da Terapia Ocupacional sobre a Funcionalidade em Idosos Comunitários; e Aspectos Psicométricos e Biológicos da Fragilidade e Massa Muscular em Idosos Comunitários. Outras informações e a programação do seminário podem ser obtidas no link.  O Departamento de Fisioterapia, onde vai ser realizado o evento, fica localizado no Campus Central da UFRN.