Ciclo de estudos discute redução do desperdício de alimentos

20 de Outubro de 2021

O Departamento de Nutrição (DNUT) e o Grupo de Pesquisa em Alimentação Coletiva (GPAC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) promovem nesta sexta-feira, 22, o 3º Ciclo de Estudos sobre Sustentabilidade na Alimentação Coletiva. Tendo como tema Redução do Desperdício de Alimentos - o que podemos fazer?, o evento ocorre de forma remota, com transmissão pelo Canal do GPAC no YouTube a partir das 14h. O público-alvo são estudantes, professores e profissionais de Nutrição. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com a professora Priscilla Rolim, coordenadora da atividade, o evento tem como finalidade incentivar a reflexão sobre práticas de produção e consumo mais responsáveis e sustentáveis. “Só aqui no Brasil mais de 19 milhões de pessoas passam fome e mais de 100 milhões estão com algum grau de insegurança alimentar. Diante desse cenário de crise e de um sistema alimentar que promove o desperdício e gera impactos negativos ao meio ambiente, precisamos discutir e pensar estratégias e soluções no âmbito da alimentação coletiva”, explica.

Para participar dessas discussões foram convidados Gustavo Porpino (Embrapa Alimentos), que vai falar sobre os desafios e oportunidades relativos ao desperdício de alimentos, e Michelle Medeiros, nutricionista e diretora do Restaurante Universitário (RU) da UFRN, que vai fazer um relato de experiências de ações sustentáveis no RU. A mediação vai ser feita pelas professoras Priscilla Rolim e Larissa Seabra. Mais informações podem ser obtidas pelo instagram do GPAC e do DNUT.

[Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN]
maffezzolli.ufrn@gmail.com