Pesquisa analisa práticas corporais durante a pandemia de covid-19

03 de Junho de 2024

A saúde é apenas uma condição biológica do corpo ou pode também ser pensada como um modo de existência? Essa é uma dentre várias questões discutidas no livro Práticas Corporais/Atividades Físicas e Covid-19: impactos do confinamento sobre estudantes universitários brasileiros e franceses. A obra é resultado de pesquisas realizadas por professores e alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), além de pesquisadores da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A publicação está disponível neste link.

Tendo como finalidade estudar as práticas corporais/atividades físicas durante o confinamento imposto pela pandemia de covid-19, o trabalho também discute o conceito de saúde e apresenta considerações sobre as restrições impostas pelo isolamento social. A análise dos perfis dos estudantes brasileiros e franceses que participaram da pesquisa revelou que apesar das limitações, eles encontraram maneiras de se manter ativos, buscando melhorar a condição de saúde e criando espaços de convivência, mesmo que limitados.

De acordo com Maria Isabel Brandão, uma das coautoras da obra e professora do Departamento de Educação Física (DEF/CCS), as análises demonstram algumas semelhanças, mas sobretudo especificidades de cada país estudado. Outro aspecto destacado é que as práticas de exercícios adaptadas ao contexto pandêmico foram fundamentais para a saúde integral dos indivíduos, proporcionando um meio de enfrentar o sofrimento e as incertezas da época.

“No Brasil ou na França, os principais motivos para se envolver em uma prática estavam essencialmente relacionados à preocupação consigo mesmo e com a manutenção da saúde. As desordens ocasionadas na pandemia e as medidas de contenção representaram uma oportunidade para os alunos entrevistados avaliarem sua presença no mundo, tanto no plano real quanto virtual, e até mesmo de se reinventarem por meio do cuidado de si”, destacou.

O livro Práticas Corporais/Atividades Físicas e Covid-19: impactos do confinamento sobre estudantes universitários brasileiros e franceses, está disponível gratuitamente em português e em francês no repositório da UFRN e pode ser baixado neste link.

Siga-nos no Instagram: