Pesquisa seleciona voluntários com dor na face e zumbido
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPgFIS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) estão selecionando voluntários para estudo sobre disfunção temporomandibular associada a zumbido no ouvido. Podem participar pessoas entre 18 e 65 anos que apresentem, há pelo menos três meses, dor na mandíbula, na região do ouvido e nas têmporas, além de queixa de zumbido.
O estudo, realizado em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), é desenvolvido pela mestranda Amanda Matias, sob orientação da professora Karyna Figueiredo Ribeiro, PPgFIS. A pesquisa busca investigar a relação entre os diferentes tipos dessa disfunção e a ocorrência de zumbido, colaborando para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes.
Os voluntários selecionados receberão gratuitamente avaliação fisioterapêutica especializada, sessão com orientações sobre dor, exercícios personalizados e uma cartilha com informações sobre controle e melhora dos sintomas.
A disfunção temporomandibular compromete a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula e pode provocar dores nessa área, na região do ouvido e nas têmporas, além de estar associada ao surgimento de zumbido. Mais informações e cadastro para participar da pesquisa estão disponíveis neste link.
----
Siga-nos no Instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)