Pesquisa busca avaliar efeitos da pandemia no consumo de álcool

19 de Novembro de 2021

Avaliar o impacto da pandemia no consumo de bebidas alcoólicas por alunos, professores, técnicos administrativos e funcionários da UFRN. Esse é o objetivo de uma pesquisa que está sendo conduzida pela professora Aline Schwarz do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O público-alvo desse trabalho são servidores e estudantes da UFRN maiores de 18 anos que poderão participar de modo voluntário e anônimo, respondendo  ao questionário on-line. O preenchimento leva em média 15 minutos.

Os dados obtidos com o questionário Impacto da pandemia sobre o consumo de bebidas alcoólicas também vão possibilitar comparar o padrão de consumo com as medidas protetivas adotadas e com a incidência de doenças/gripes e testes Swab para detecção do coronavírus. De acordo com a professora Aline Schwarz, as informações colhidas a partir dessa análise poderão indiretamente contribuir para orientar “a implantação de políticas públicas que beneficiem a sociedade civil, acadêmica e a saúde pública, prevenindo o uso abusivo de bebidas alcoólicas e as consequências de seu excesso sobre a disseminação do coronavírus (resultante do relaxamento às medidas protetivas), a incidência de gripes e a realização de testes do tipo Swab”.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3342-5003 ou pelo e-mail cep_huol@yahoo.com.br.

[Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN]
maffezzolli.ufrn@gmail.com