Covid-19: cartilha orienta pacientes renais

18 de Maio de 2020

O grupo de risco para a Covid-19 vai além dos idosos e dos portadores de doenças crônicas como a diabetes, a hipertensão e a asma. Ele também inclui pessoas que receberam transplante de rins e quem está na condição de potencial receptor do órgão.

Essa informação consta em uma cartilha produzida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio Departamento de Enfermagem (DEnf) e pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf). Também participaram da elaboração desse material profissionais do setor de transplante renal do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

A publicação se destina especialmente ao paciente transplantado renal, a quem está em via de receber o transplante e a quem vai ser doador. A ideia é orientar sobre cuidados a serem tomados frente à pandemia da Covid-19. Nesse sentido, a cartilha explica o que é o novo coronavírus (SARS-CoV-2), como ele contamina a população e orienta sobre formas de se proteger.

Para Cíntia Capistrano Teixeira, enfermeira da Unidade de Transplante Renal do HUOL/UFRN, doutoranda do PPGEnf e uma das responsáveis pela elaboração da cartilha, os transplantados fazem parte do grupo de risco, pois estão mais propensos a contrair doenças e infecções oportunistas como as causadas pelo novo coronavírus. Por isso, é necessária uma atenção especial com esses pacientes, orientando-os sobre a importância de adotar medidas de proteção individual, sobre a atenção com a higiene e sobre a adoção do isolamento social.

Como ainda não há vacina nem medicamento específico para o tratamento da Covid-19, é preciso redobrar os cuidados para evitar o contágio por essa e outras doenças infecciosas. Nesse sentido, a cartilha recomenda, entre outras medidas, o uso de máscaras, não tocar nos olhos, nariz e boca, principalmente se não tiver lavado as mãos, e que se evite sair de casa e se expor ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Acesse a cartilha aqui.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)