Covid-19: vídeo é produzido para capacitação de profissionais de enfermagem

21 de Maio de 2020

Auxiliar no processo de capacitação de profissionais da área de enfermagem para atuarem no contexto da pandemia da Covid-19. Esse é o objetivo de uma série de vídeos que tem como público-alvo enfermeiros, estudantes, técnicos e auxiliares de enfermagem. O primeiro foi divulgado hoje e ensina, por meio de uma simulação clínica, a realizar um procedimento de reanimação cardiorrespiratória de paciente em estado crítico decorrente da Covid-19.

O vídeo foi produzido foi pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Enfermagem (DEnf). Também participaram da elaboração do material profissionais do Hospital Giselda Trigueiro (HGT) e alunos da graduação e pós-graduação do curso de Enfermagem da UFRN.

Trata-se de uma ação de extensão voltada para o treinamento dos enfermeiros do Hospital Giselda Trigueiro. A ideia é registrar em vídeos de curta duração simulações clínicas para demonstrar, considerando o contexto específico do HGT, procedimentos de cuidados de enfermagem em situações que envolvem pacientes com estado de saúde agravado pela Covid-19.

Acesse o vídeo aqui.

TREINAMENTO

De acordo com a coordenadora do projeto e professora DEnf/UFRN, Ana Luísa Brandão, o objetivo dessa ação é contribuir com as atividades estratégicas de combate à Covid-19, em especial, com aquelas relacionadas à capacitação. O material produzido visa atender uma demanda crescente de treinamento dos profissionais de enfermagem para atuarem no enfrentamento dessa pandemia. Nesse sentido, esses vídeos podem ser usados para auxiliar a capacitar o profissional da área de enfermagem que atua nos serviços de saúde do RN e lida com pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

A professora Ana Luísa Brandão diz ainda que cada filmagem é feita em um ambiente de laboratório que busca representar fielmente o espaço clínico de atuação do enfermeiro. Ela adianta que os próximos vídeos vão tratar de procedimentos relacionados à preparação de medicamentos, ao manejo do paciente, à ventilação mecânica e ao preparo do corpo em caso de óbito.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)