CaféNESC discute os desafios da Atenção Primária no SUS

16 de Agosto de 2022

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) promove nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 16h, o CaféNESC. O evento tem como tema Saúde e Democracia: Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), contexto atual, repercussões e desafios. Podem participar alunos, professores, servidores, profissionais do SUS e interessados no assunto. O encontro vai ser realizado no auditório do Instituto Ágora, no campus central da UFRN.

Para essa edição do CaféNESC, foi convidado Túlio Franco, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Saúde Coletiva, diretor do Instituto de Saúde Coletiva e coordenador do Fórum Internacional da Rede Unida. A ideia do encontro é disseminar informações e promover a reflexão, o debate e a produção do pensamento crítico e propositivo no campo da saúde coletiva.

Como explica Lavínia Uchôa, professora do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e coordenadora do NESC, as recentes mudanças feitas pelo Ministério da Saúde na forma de financiamento do SUS  contribuem para sua possível desestruturação, impondo mais dificuldades para a garantia da equidade, universalidade e integralidade da atenção à saúde.  Por isso, “discutir esse tema é de alta relevância, dada à importância e o papel protagonista da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS, somada à crise que enfrenta a saúde pública nos tempos atuais, reflexo das crises econômica, política, social e ética no nosso país”, avalia.

Além dos debates, a programação do CaféNESC também registra o lançamento de dois livros produzidos no curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, organizados pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN.

RETOMADA

Essa edição do CaféNESC marca a retomada das atividades  presenciais do projeto, após dois anos de trabalho remoto, em função da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de covid-19. Há mais de uma década em atuação, o projeto de extensão está sendo realizado e coordenado pelo NESC em parceria com setores da UFRN, em especial com o Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Departamento de Saúde Coletiva (DSC), a Escola de Saúde (ESUFRN) e o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN.