Guia traz informações sobre preparação de cestas de alimentos para alunos da rede pública de ensino

22 de Maio de 2020

Orientar sobre como montar kits de alimentos para serem entregues a família de alunos de creche e da educação básica. Esse é um dos objetivos do guia Orientações para Garantia da Alimentação Escolar em Tempos de Covid-19.

O documento, elaborado em formato de cartilha, foi produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Nutrição (DNut) com a participação do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição.

O guia apresenta sugestões de como montar kits de gêneros alimentícios (como em cestas básica, por exemplo) e inserir neles itens provenientes da agricultura familiar (o que auxilia no escoamento da produção dos agricultores). Ele também orienta sobre cuidados de higiene durante a manipulação dos alimentos, durante a montagem e o transporte dos kits e para serem adotados em casa, após o recebimento deles.

Outro aspecto dessa cartilha é que ela também trata de estratégias de aquisição de alimentos em situações de emergência e calamidade pública. Sobre isso, ela informa sobre amparo legal, fontes de recursos e procedimentos administrativos voltados para a aquisição dos itens que vão permitir o fornecimento da alimentação escolar durante a pandemia da Covid-19.

Esse trabalho foi pensado principalmente para orientar responsáveis municipais e estaduais pela execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre como proceder para adquirir e distribuir os gêneros alimentícios e para os nutricionistas montarem esses alimentos em kits que precisam chegar à mesa dos estudantes atendidos pelo PNAE para suprir parte das suas necessidades nutricionais.

NECESSIDADE

A suspensão das aulas nas instituições de ensino de todo país, em função da pandemia da Covid-19, teve um efeito negativo na vida de muitas famílias. Embora a medida seja necessária para evitar a disseminação da doença, muitas crianças e adolescentes que encontravam na escola a possibilidade de ter acesso a uma alimentação adequada e saudável foram prejudicadas.

Acontece que o PNAE tem como meta atender todos os matriculados em instituições públicas ofertando refeição escolar. Por isso, mesmo durante esse período de suspensão das atividades escolares, como preconizam o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, é preciso garantir que esses alunos tenham acesso a essa alimentação.

Nesse sentido, uma resolução do Ministério da Educação e Cultura estabeleceu que os gêneros alimentícios podem ser distribuídos em forma de kits, definidos pela equipe de nutrição local de acordo com a necessidade de cada faixa etária. Essa cartilha produzida pela UFRN busca justamente auxiliar nessa tarefa com orientações, sugestões e dicas.

ASSESSORAMENTO

Desde o início do mês abril deste ano, agentes do PNAE do Cecane/UFRN estão contatando secretários municipais de educação, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e responsáveis pelo setor de compras e licitação em todos os municípios do RN para prestar uma assessoria individualizada no que diz respeito ao conhecimento da legislação que permite, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas devido à situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição dos gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE aos pais ou responsáveis dos estudantes matriculados na educação básica das escolas públicas.

Acesse a cartilha no link.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)