Covid-19: capacitação para profissionais da rede estadual de saúde é estendida

25 de Maio de 2020

Vão ser estendidas para esta terça e quinta-feira, 26 e 28, as atividades práticas do curso de Capacitação em Manejo de Covid-19. Inicialmente previstas para acontecer somente entre 18 e 22 de maio, outros dois dias tiveram que ser disponibilizados para que mais profissionais pudessem ser qualificados. As aulas acontecem no terceiro andar do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do HUOL em três turnos: 8h, 13h e16h.

A atividade é realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Departamento de Enfermagem (DEMF) e do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de um projeto de extensão inserido dentro das Estratégias de Apoio para Capacitação em Manejo de Covid-19 que visa atender uma necessidade de qualificação de profissionais da saúde. O treinamento é voltado para capacitar servidores de nível superior e técnico recém-contratados pela rede estadual para atuarem no combate ao novo Coronavírus. A ação atende uma demanda da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) que pretende qualificar 240 novos profissionais.

Os profissionais que vão participar dessa capacitação estão sendo agendados pela Sesap. O público-alvo dessa ação é composto por médicos,enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de radiologia e de enfermagem. A ideia é que essa capacitação possa orientá-los sobre procedimentos  e medidas de precaução no contato com pacientes suspeitos ou diagnosticados com Covid-19.

CONTEÚDO

O curso de Capacitação em Manejo de Covid-19 consta de aspectos teóricos e práticos. A teoria está sendo ministrada por meio de conteúdos online disponíveis no Ambiente virtual de Aprendizagem do SUS (Avasus). Já a parte prática está sendo realizada por profissionais do HUOL, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Para realizar esse treinamento são empregados recursos didáticos como simulações clínicas de atendimento à pacientes de Covid-19 com alterações respiratórias, que manifestem parada cardiorrespiratória, que precisem de reanimação cardiopulmonar etc. Também é demonstrada a utilização segura dos equipamentos de proteção individual além de outras medidas como a administração de medicamentos; procedimentos de segurança para o paciente, equipe e possíveis acompanhantes; e preparo do corpo após óbito.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)