Estudo busca idosos 80+ para pesquisa sobre longevidade
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSa) e o Grupo de Exercício Clínico e Envelhecimento (ExCE), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), estão recrutando voluntários com 80 anos ou mais para participar do Estudo Natal. Podem participar residentes em Natal, lúcidos e que caminhem por conta própria, mesmo com apoio. Os interessados também devem ter o número do cartão do SUS se inscrever por meio deste link.
A pesquisa investiga como o estilo de vida influencia o processo de envelhecimento, buscando compreender a relação entre atividade física, tempo sedentário, sono e aptidão física com o risco de quedas e eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além do atendimento presencial, o estudo contará com uma plataforma digital exclusiva para registro e acompanhamento dos participantes ao longo do tempo.
As avaliações serão realizadas no campus central da UFRN, com transporte gratuito de ida e volta para o idoso e acompanhante. Os participantes passarão por diversos exames, incluindo testes físicos e funcionais, avaliações sensoriais (visão, audição e cognição), densiometria óssea e exame de rigidez arterial. Ao final, cada idoso receberá um relatório individual de saúde, com orientações sobre o próprio estado físico.
O estudo, coordenado pelo professor Eduardo Caldas Costa, do Departamento de Educação Física, acompanhará 500 idosos, distribuídos entre os cinco distritos sanitários de Natal. A pesquisa acompanhará os participantes até o ano 2028, monitorando possíveis quedas e eventos cardiovasculares adversos que possam ocorrer durante esse período.
Profissionais da Rede de Atenção Primária de Natal, familiares e amigos podem indicar idosos com esse perfil. Mais informações estão disponíveis no site EstudoNatal.com.br ou no Instagram @estudo.natal. Os interessados também podem esclarecer dúvidas e realizar o agendamento de avaliação pelo WhatsApp (84) 99679-5040.
---
Siga-nos no Instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)