Trilhando Saúde realiza atividades em Espírito Santo

05 de Agosto de 2022

O programa Trilhando Saúde realiza de 5 a 7 de agosto a segunda visita ao município de Espírito Santo, localizado a cerca de 75 km de Natal.  A equipe, formada por professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), vai desenvolver junto à comunidade ações educativas de promoção à saúde e ao bem-estar. Na programação, consta a realização de oficina, palestras com orientação sobre prevenção de doenças e atividades culturais.

De acordo com a programação, o grupo coordenado pelo professor Marcelo de Sousa da Silva, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/CCS), chega no início da tarde desta sexta-feira, 05, ao município para dar início aos preparativos das atividades que serão realizadas no fim de semana. Integram a equipe do Trilhando Saúde alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Nutrição.

No sábado, 06, a partir das 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Tabocas, vai ser realizada para a comunidade uma ação educativa e de conscientização sobre doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, obesidade entre outras. À tarde, a partir das 14h, na UBS do Centro, a equipe vai falar sobre cuidados e prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, a chikungunya e outras arboviroses. E à noite, às 19h, está programada uma apresentação cultural na Praça do Cruzeiro.

No domingo, 07, às 09h, o Trilhando Saúde vai até a Escola Municipal Maria Amélia Teixeira, no conjunto São Francisco, para a realização da oficina Desenvolvimento de hortas e cultivo de plantas medicinais. Vale lembrar que todas as atividades do Trilhando Saúde são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Espírito Santo e abertas à participação de toda comunidade de forma gratuita.

EXPECTATIVA

O Trilhando Saúde é um projeto de extensão do CCS que tem duas finalidades principais. Conforme explica o professor Breno Cabral, vice-diretor do CCS e um dos coordenadores do projeto, a primeira é levar à comunidade informação e conhecimento, de modo a promover a saúde, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população. E a segunda é poder proporcionar aos alunos dos cursos de graduação do CCS uma vivência integral da atividade profissional na área da saúde.

Para Yvi Sisinano, aluna do 5º período do curso de Nutrição, participar desse projeto é uma maneira de melhorar a vida das pessoas por meio do saber científico. “Eu espero que o Trilhando Saúde consiga unir todas  essas áreas do conhecimento para que possamos beneficiar esse município e ajudar o máximo de pessoas”, disse. Já o estudante Lucas Alves, do 3º semestre de Fonoaudiologia, espera “aprender com a experiência na comunidade e contribuir para a difusão do conhecimento produzido na UFRN”.