Capacitação orienta sobre boas práticas de manipulação de alimentos

28 de Maio de 2020

Orientar sobre os cuidados de higiene ao manusear alimentos visando evitar contaminações pelo novo Coronavírus. É com esse objetivo que vai ser realizada a Capacitação sobre Covid-19 e as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. A atividade acontece nesta quinta-feira, 28, a partir das 9h.

Trata-se de uma oficina de capacitação realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Departamento de Nutrição (DNUT) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFRN).

O treinamento acontece online pela plataforma virtual Google Meet. A ideia é apoiar a atividade agrícola familiar e orientar nutricionistas e equipe técnica do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) sobre procedimentos de higiene na montagem, transporte e distribuição de kits de alimentos contendo produtos provenientes da agricultura local.

Essa capacitação foi elaborada tendo em vista que é a Emater-RN quem vai adquirir, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e distribuir gêneros alimentícios produzidos por pequenos agricultores para famílias de 150 municípios do RN. Portanto, esses alimentos deverão serão manuseados, reunidos em kits ou cestas, transportados e distribuídos, obedecendo critérios de segurança sanitária e de higiene. Isso em razão da situação de emergência e da necessidade de minimizar os riscos de contaminação das pessoas e dos alimentos pelo novo Coronavírus.

AUXÍLIO

O PAA foi criado em 2003 com a finalidade promover o acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. Ele é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O programa compra alimentos de pequenos produtores e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede pública e filantrópica de ensino.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)