Trilhando Saúde segue com atividades em Espírito Santo

26 de Setembro de 2022

O programa Trilhando Saúde regressou no último fim de semana ao município de Espírito Santo, localizado a cerca de 75 km de Natal. A equipe, composta por professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), realizou entre os dias 23 e 25 de setembro a segunda etapa das ações educativas de promoção à saúde e ao bem-estar previstas no projeto.

Dando seguimento às atividades programadas, o grupo coordenado pelo professor Marcelo de Sousa da Silva, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT/CCS), fez a doação de brinquedos e livros de literatura infantil para a escolinha da comunidade. Na escola estadual Joaquim da Luz, foi realizada uma roda de conversa para divulgar informações e tirar dúvidas sobre os cursos de graduação da UFRN. Na ocasião, também foi feita uma exposição do projeto Descarte Consciente, falando sobre a importância de fazer de modo correto o descarte de medicamentos vencidos ou que não serão mais usados.

Durante a primeira visita ao município, a equipe havia realizado uma ação voltada para o desenvolvimento de hortas e cultivo de plantas medicinais. Nessa segunda visita, o grupo retornou à “hortinha” para conferir como ela estava se desenvolvendo e fazer as manutenções necessárias. O Trilhando Saúde também foi à feira livre do município para orientar à comunidade sobre temperos naturais, sobre higienização e valor nutricional dos alimentos. A comunidade também pôde participar de uma palestra sobre a utilização adequada e o cuidado com o uso de medicamentos psicotrópicos (aqueles que atuam no sistema nervoso central e possuem tarja preta na embalagem).

A próxima visita ao município de Espírito Santo está prevista para ocorrer no mês de novembro. O Trilhando Saúde é um projeto de extensão multidisciplinar do CCS integrado por alunos e professores da área da saúde com a finalidade de levar à comunidade informações e conhecimentos necessários à promoção da saúde, da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população.