Conferência discute políticas públicas para cuidados paliativos
O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), e o Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das Práticas em Saúde (LETHS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi), promovem a 1ª Conferência Livre Nacional de Cuidados Paliativos (ICLN-CP). A atividade é gratuita e vai ser realizada em formato híbrido, sexta-feira, 19, das 13 às 18h. Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line.
Tendo como tema Cuidados Paliativos: um direito humano – políticas públicas já, a conferência está sendo realizada pela Frente PaliATIVISTAS - Cuidados Paliativos pelo Brasil. A atividade pode ser acompanhada de modo on-line ou presencialmente no Departamento de Educação Física (DEF), localizado no campus central da UFRN.
O principal objetivo da iniciativa é aprofundar o debate sobre a implementação de políticas públicas na área do cuidado paliativo, tendo em vista que, no Brasil, cerca de 70% das mortes são causadas por doenças crônicas e apenas 7,3% dos brasileiros que necessitam de cuidados paliativos têm acesso a eles.
Vale lembrar que o cuidado paliativo diz respeito à promoção da qualidade de vida de pacientes e de seus familiares diante de uma enfermidade que ameace a vida. Outras informações podem ser obtidas pelo instagram @frentepaliativistas.
-----
Siga-nos no instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)