Trabalhos de Odontologia são premiados evento de pesquisa
Alunos da graduação em Odontologia e do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), tiveram trabalhos premiados na 40ª reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada no início deste mês, em Campinas, SP. A entidade tem como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação, além de professores e pesquisadores, que desenvolvem e colaboram com pesquisas científicas em Odontologia.
Na categoria Painel Aspirante, destinada a alunos de mestrado ou doutorado e portadores de título de Mestre, o trabalho Comparação de duas técnicas cirúrgicas para recobrimento radicular de recessões gengivais unitárias, apresentado pelo aluno de doutorado do PPGCO, Luiz Eduardo Juliasse, sob orientação do professor Bruno Gurgel, obteve o primeiro lugar.
Sobre a premiação, Luiz Eduardo afirmou: “é uma honra que devo aos demais participantes do trabalho apresentado, entre os quais tive a satisfação de poder dividir a autoria, contribuindo com o compartilhamento dos resultados com a comunidade científica”.
Na categoria Painel Iniciante, receberam menção honrosa dois trabalhos: Bruxismo do sono e vigília em usuários de psicotrópicos: um estudo transversal, apresentado pela aluna do 6º período, Lidiane Leão, sob orientação do professor Kenio Lima; e Efeito protetor da inibição local do receptor da IL-6 em modelo experimental de periodontite induzida em ratos Wistar, apresentado pela aluna concluinte do semestre 2023.1 e recém ingressa no PPGCO, Agnes Martins, sob orientação dos professores Gustavo Vieira e Aurigena Antunes de Araújo.
Para Lidiane Leão, a menção honrosa motiva a continuar desenvolvendo trabalhos em prol da saúde coletiva. “Essa premiação só foi possível graças ao apoio do meu orientador e de uma equipe comprometida e dedicada, cujo esforço conjunto foi fundamental para a elaboração de nossa pesquisa”, destacou.
Segundo Agnes Martins, a participação no evento permite compartilhar com outras instituições estudos, pesquisas e experiências. “Receber uma menção honrosa representa, para além do mérito dos colaboradores envolvidos, a consolidação da qualidade científica da UFRN e a importância de buscar, incessantemente, o aprimoramento de nossa estrutura e metodologias”, afirmou.
--
Siga-nos no instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)