Evento discute Saúde Mental, Mindfulness e Fisioterapia
Como é possível manter e promover bem-estar psicológico, utilizando ferramentas comportamentais como a prática de mindfulness? E como esse recurso pode auxiliar nas atividades fisioterapêuticas? Essas são algumas das questões que serão discutidas no seminário Saúde Mental, Mindfulness e Fisioterapia. A palestrante é Geissy Araújo, fisioterapeuta e neurocientista. O evento acontece sexta-feira, 1º de março, às 16h, no Departamento de Fisioterapia (DFST). As inscrições podem ser feitas pelo Sigaa.
A atividade está sendo promovida pelo Departamento de Fisioterapia (DFST) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) e faz parte da programação para recepcionar os estudantes do curso. Conforme explica a professora Vanessa Resqueti, uma das organizadoras do evento, além de dar boas-vindas aos alunos calouros e veteranos, o seminário também é uma oportunidade para compartilhar conhecimentos sobre autocuidado e a aplicação clínica de ferramentas de manejo do estresse, da ansiedade e da dor na prática fisioterapêutica. De acordo com a programação, pouco antes da palestra, haverá um breve espaço para fala de coordenadores, professores e da chefia do DFST. Também fazem parte da organização do evento os professores Marcelo Cardoso e Juliana Gazzolla.
MINDFULNESS
Mindfulness, comumente traduzido como atenção plena, é um termo que faz referência a uma habilidade cognitiva de estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Trata-se de uma capacidade que pode ser desenvolvida por meio de ferramentas que favorecem o foco da atenção como, por exemplo, práticas de meditação e atividades rotineiras com uma atitude específica de presença. A prática da mindfulness tem se mostrado eficaz na redução da ansiedade, na promoção do bem-estar geral dos pacientes e pode ser empregada em diferentes espaços terapêuticos.
----
[Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN]
maffezzolli.ufrn@gmail.com