UFRN celebra 50 anos do curso de Educação Física

10 de Novembro de 2023

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, nesta sexta-feira, 10, a solenidade comemorativa aos 50 anos do curso de Educação Física da instituição. O momento contou com a presença dos integrantes atuais e antigos do curso, inclusive os estudantes da primeira turma, entre eles o vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda.

Na solenidade, houve a entrega de homenagem aos estudantes da primeira turma, que contribuíram para a realização do evento comemorativo. O ex-aluno e professor do curso, Roberto Cabral Fagundes, resgatou o início da criação do curso e lembrou a trajetória dos amigos da primeira turma, entre conquistas e desafios. O professor ressaltou as contribuições da equipe docente de 1974 a 1977, “formada pelos competentes visionários e verdadeiros educadores”.

Também representante da primeira turma, o vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, saudou e parabenizou os pioneiros do curso, “cuja criação quebrava o obscurantismo de uma ciência tão nova e dava luz a paradigmas”. Aos professores atuais, o gestor reconheceu a dedicação e destacou a importância para a geração atual, que segue construindo a história da unidade.

O atual chefe do Departamento de Educação Física da UFRN, Paulo Silva Dantas, ressaltou a qualidade do curso de Educação Física, da graduação à pós-graduação, e classificado em primeiro lugar do Brasil no ranking nacional do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). De acordo com o professor, os resultados são fruto de uma construção coletiva, ao longo dos 50 anos de existência. Aos integrantes da primeira turma, Paulo Dantas afirmou que eles “representam desde os que acabaram de entrar no departamento até o primeiro que aqui esteve, com a ideia de fundar esse curso”.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o diretor e o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRN), Antônio de Lisboa Costa e Breno Tinoco Cabral; a vice-chefe do Departamento de Educação Física, Maria Aparecida Dias; e a representante discente, Rebeca Medeiros de Brito, além de familiares, amigos, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

Siga-nos no instagram:

Marina Gadelha – Ascom-Reitoria