Vídeo orienta sobre higienização de dispositivos ortopédicos e auxiliares de locomoção

08 de Maio de 2020

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte divulgou um vídeo para orientar sobre como fazer a higienização de órteses, próteses e dispositivos auxiliares de locomoção. Trata-se de uma ação informativa e educativa que envolveu professores e alunos do Departamento de Fisioterapia da UFRN e a Comissão Fisioterapia Covid-19.

O vídeo ensina como limpar corretamente a cadeira de rodas, o andador, a muleta, a bengala e as órteses e próteses, visando à eliminação do novo coronavírus. Além de apresentar informações sobre a escolha do agente de limpeza mais adequado a cada superfície, é feita uma demonstração prática de como proceder durante esse processo de higienização.

Veja o vídeo aqui.

Prevenção

O novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a doença covid-19, ao ser disseminado no ar por meio de gotículas expelidas pela tosse ou pelo espirro, ou espalhado pelo contato de mãos contaminadas, pode infectar superfícies e perdurar nelas por horas e até dias. Estima-se que nos materiais constituídos de silicone e PVC o vírus possa permanecer por cerca de cinco dias; sobre o plástico e aço inoxidável, por até três dias; e em superfícies de alumínio, por até oito horas.

Daí a importância da correta higienização dos dispositivos voltados para auxiliar na locomoção de pessoas, daqueles que substituem total ou parcialmente um membro (próteses) e dos que imobilizam ou auxiliam os movimentos (órteses). Isso implica em fazer uso de agentes descontaminantes adequados aos vários tipos de materiais, de maneira a eliminar o novo coronavírus, mas sem danificar esses dispositivos.

Assim, o vídeo também ensina que as superfícies de aço e alumínio, como aquelas encontradas em cadeiras de roda, muletas e andadores, podem ser higienizadas com álcool 70%. Já as partes de plástico e tecido podem ser limpas com água e sabão neutro.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)