Conferência discute atuação de profissionais de enfermagem no enfrentamento da Covid-19

15 de Maio de 2020

Vai ser realizada nesta sexta-feira, 15, a partir das 14h, a conferência Heróis ou subalternos? O que a pandemia mostrou da práxis da enfermagem? O objetivo é discutir sobre a realidade prática do trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19.

Trata-se de uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Enfermagem (DENF/UFRN).  O evento também conta com a participação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) e da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM/RN). A conferencista vai ser a professora Elaine Cristina Novatzki, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A transmissão terá duração de duas horas e vai ser realizada online através da plataforma virtual Microsoft Teams. O público-alvo são os residentes e os estudantes de enfermagem desde o nível técnico até a pós-graduação. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço tutorialmicrosoftteam@gmail.com para receber as instruções de como realizar as inscrições e de como ter acesso à plataforma digital.

REFLEXÃO

De acordo com Jonas Sami de Oliveira, professor do DENF/UFRN e coordenador do projeto, esse cenário de pandemia da Covid-19 tem destacado a importância do trabalho do profissional de enfermagem, sobretudo diante dos riscos e das dificuldades encontradas em tempos de calamidades. Tal quadro também tem levado a pensar sobre a formação profissional e, especialmente, sobre as condições de trabalho encontradas na realidade brasileira.

O professor Jonas Sami explica que esse momento de pandemia reforça a necessidade de estabelecer uma reflexão sobre a valorização da formação profissional de enfermeiros e técnicos de enfermagem e também de fazer apontamentos sobre os desafios e as lutas dessa categoria diante das práticas vivenciadas no dia a dia da profissão.  A conferência Heróis ou subalternos? O que a pandemia mostrou da práxis da enfermagem? pretende justamente tratar dessas questões.

(Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN)