UFRN lança cartilha de orientação para cuidado e proteção de idosos nas ILPI

06 de Abril de 2020

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que são os antigos asilos e casas de repouso, precisam redobrar os cuidados com a população idosa, um dos grupos de maior risco e vulnerabilidade diante da pandemia da Covid-19. A cartilha Covid-19 e o cuidado de idosos: recomendações para instituições de longa permanênciaproduzida pelo Grupo Longeviver do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e pela Editora Universitária (EDUFRN), ambos da UFRN, traz várias recomendações protetivas e de controle que auxiliam os profissionais que atuam no atendimento das pessoas idosas residentes nas ILPI.

A organização e a produção do material foram conduzidas pela professora Vilani Medeiros de A. Nunes, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) e do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde). A docente coordena o Grupo de Estudos em Envelhecimento Humano (Longeviver), que tem como foco principal a pessoa idosa que reside em ILPI. A edição foi realizada pela Editora Universitária.

“A cartilha irá possibilitar uma grande quantidade de informações tanto para medidas de caráter preventivo e de proteção que envolvem toda a população idosa institucionalizada, bem como os que atuam na assistência e no cuidado dessas pessoas”, explica Vilani.

Além da divulgação de informações relevantes sobre a situação de pandemia pelo novo coronavírus, dirigidas aos gestores, profissionais e interessados no tema, o material possui dicas e informações importantes sobre medidas de proteção à saúde na prevenção contra a Covid-19 e ainda os cuidados a serem tomados com relação a outras doenças e agravos que necessitam de um olhar dos dirigentes, da equipe de profissionais e cuidadores das pessoas idosas institucionalizadas.

A professora Vilani Medeiros recomenda que as orientações da cartilha sejam divulgadas e expostas nos locais de maior circulação nas ILPI. “É necessária a adequação de práticas coletivas que contribuam para orientar os profissionais, familiares e cuidadores das pessoas idosas, com vistas a qualificação do cuidado ofertado aos idosos residentes”, ressalta. Para ela, a luta contra a Covid-19 é de toda a sociedade e a cartilha pretende dar esta contribuição.

A proposta é divulgar informações de cunho científico às equipes que atuam nesses estabelecimentos. O material segue as recomendações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pela literatura científica.

O Grupo Longeviver está atento às questões dos cuidados com a pessoa idosa. Além da elaboração da cartilha, realizou, entre os anos de 2018 e 2019, várias oficinas de capacitação para profissionais que atuam em ILPI sobre a importância da segurança da pessoa idosa institucionalizada. Em seguida, implementou o uso da Caderneta de Saúde da pessoa idosa nesses locais, como recomenda o Ministério da Saúde.

*Notícia publicada originalmente pelo Portal da UFRN*