Projeto distribui velas repelentes contra o Aedes aegypti

01 de Dezembro de 2021

Como contribuir para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya? Esse foi o desafio que levou alunos e professores do curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) à realização de um projeto que produz velas repelentes a partir do óleo de andiroba e as distribui aos idosos do centro comunitário do bairro de Brasília Teimosa. Além das velas, também são entregues materiais informativos sobre os cuidados ao usar esse tipo de produto.

O projeto Preparação de velas repelentes e orientação quanto ao uso: uma alternativa contra o Aedes aegypti em comunidades da cidade de Natal está sendo realizado pelo Grupo de Pesquisa Inovação em Fármacos e Medicamentos (Inofarm) e coordenado por Ádley Antonini Neves, professor do Departamento de Farmácia (DFAR). Segundo ele, o projeto existe desde 2016 e é voltado para os idosos da comunidade de Brasília Teimosa, onde outras ações do curso de Farmácia já são desenvolvidas. “A vela repelente é mais um recurso para auxiliar as pessoas no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças graves”. A ação repelente da vela de andiroba (Carapa guianensis) se dá por meio do bloqueio do apetite do mosquito.

O professor também destaca que outra finalidade do projeto é levar o aluno à prática da extensão universitária. “Queremos que os estudantes vivenciem esse contato com as comunidades mais carentes e aprendam a direcionar o conhecimento acadêmico para ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”. Para Maria Fernanda, estudante do curso de Farmácia e uma das integrantes do projeto, essa iniciativa apresenta um caráter social e ambiental. “A produção dessas velas tem um impacto positivo para o meio ambiente, pois elas utilizam o óleo de resíduos da andiroba que seria descartado na natureza”, explicou. Também fazem parte da equipe as alunas Amanda Silva, Ana Beatriz e Bárbara Queiroz.

[Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN]
maffezzolli.ufrn@gmail.com