Projeto do CCS é selecionado em programa nacional de inovação

05 de Outubro de 2021

Um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Inovação em Fármacos e Medicamento (Inofarm), vinculado à Faculdade de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), está entre os selecionados no programa nacional de inovação Emerge Amazônia. Com o Óleo de açaí em pó anti-aging, a “equipe do açaí” é a única representante do Nordeste na disputa por um aporte de R$ 200 mil reais.

O projeto foi desenvolvido por Ádley Lima (professor do Departamento de Farmácia), Thalita Almeida (egressa do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF/UFRN) e Pollyana Macedo, concluinte do curso de Farmácia. O Óleo de açaí em pó anti-aging consiste em “uma nova apresentação em pó, para o óleo do açaí, em um sistema polimérico, onde aumentamos a atividade antioxidante, antimicrobiana e antiinflamatória do óleo”, explica professor Ádley. “No Emerge Amazônia, a aplicação dessa tecnologia está sendo na área cosmética”, destacou.


O Emerge Amazônia é um programa que tem como objetivo identificar e promover tecnologias que fazem uso de insumos amazônicos nas áreas de saúde, cosméticos e alimentos. Este ano foram inscritos 149 projetos dos quais apenas nove foram selecionadas (três da região Norte, quatro do Sudeste, uma do Sul e uma do Nordeste). Os projetos selecionados seguem para uma próxima etapa (bootcamp). As três que mais se destacarem vão receber um incentivo de R$ 200 mil reais cada.

----

[Marcone Maffezzolli - Jornalista - CCS/UFRN]
maffezzolli.ufrn@gmail.com