Livro com participação de docente e egressas do CCS conquista Prêmio Jabuti
O livro Nutrição Inclusiva: diversidade e inclusão em alimentação e nutrição, que conta com a participação de docente e egressas do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), conquistou o Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. O resultado foi anunciado na noite da última terça-feira, 5, durante cerimônia realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube.
Organizada por Aline Ferreira, Ursula Bagni e Thaís Borges - egressa do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGNut/CCS) -, a obra é composta por 31 artigos de diversos autores, entre os quais a professora Ingrid Bezerra, do Departamento de Nutrição (Dnut/CCS), e as discentes Laís de Oliveira Lourenço e Kaline Dantas Morais.
Publicada pela Editora Manole, a coletânea aborda de forma transversal o tema da inclusão e da diversidade social nas ações de alimentação e nutrição. Seu objetivo é apoiar a atuação profissional junto a populações historicamente negligenciadas, promovendo a equidade em saúde e a redução das desigualdades sociais. Está dividida em quatro partes, que tratam de aspectos conceituais, da atenção a pessoas com deficiência, de grupos socialmente vulneráveis e de temas emergentes na área da nutrição inclusiva.
Promovido pela CBL, com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prêmio Jabuti Acadêmico reconhece, anualmente, obras de excelência na produção acadêmica, técnica e profissional nacional. A edição de 2025 contemplou 30 categorias, organizadas nos eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.
----
Siga-nos no Instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)