CIS2023: Congresso discute educação para a saúde e qualidade de vida
A abertura do 2º Congresso Interdisciplinar em Saúde (CIS2023), com a temática Educação para a Saúde e Qualidade de Vida, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13, no Auditório da Reitoria da UFRN. O evento segue até dia 14, com o objetivo de divulgar a produção de pesquisa e extensão feita na graduação e na pós-graduação dos cursos da área da saúde, além de favorecer a troca de saberes e experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais.
Promovido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), o CIS2021 registrou mais de 800 inscritos e terá a apresentação de 331 trabalhos divididos em 47 sessões, além da realização de oito palestras e quatro mesas-redondas.
Para o presidente do congresso e vice-diretor do CCS, Breno Cabral, toda essa produção reflete o trabalho dos cursos da área de saúde no sentido de articular ensino, pesquisa e extensão, proporcionando uma formação profissional mais ampla para os alunos.
No mesmo sentido, o vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, destacou a riqueza da produção científica e das temáticas que serão apresentadas e discutidas no congresso, além de ressaltar o benefício social ligado ao compartilhamento desses saberes.
O diretor do CCS, Antônio de Lisboa Lopes Costa, por sua vez, fez referência ao trabalho de professores, servidores e alunos como fundamental para a realização do evento. Ele também enfatizou que um dos objetivos do CIS2023 é promover um espaço de integração e troca de experiências e conhecimentos.
Após a abertura do congresso, foi realizada uma mesa-redonda sobre o tema Empreendedorismo em Saúde. O debate foi mediado por Marcelo Bandiera, diretor geral da empresa Saber Inovar, e teve como palestrantes Felipe Costa Neves, Fundador da Fix it; Larissa Marques, Criadora do método Life Sprint; Kleber Cavalcanti de Sousa, coordenador da Central de Empresas Juniores da UFRN; e Sâmela Gomes, presidente regional da Laureate International.
Nessa segunda edição do CIS, os principais temas discutidos são a comunicação assertiva e afetiva para profissionais de saúde; práticas corporais e saúde mental; educação em saúde nas mídias digitais; atenção interdisciplinar em saúde no processo de envelhecimento; atividade física e qualidade do sono; e saúde no desenvolvimento e aprendizagem infantil.
A programação completa pode ser consultada no site do evento.
----
Siga-nos no instagram:
----
Marcone Maffezzolli – Jornalista
Assessor de Comunicação do CCS
(maffezzolli.ufrn@gmail.com)