Purple Day conscientiza sobre epilepsia sábado, 20

18 de Maio de 2023

A Liga Acadêmica de Pediatria (Laped), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), o Instituto Santos Dumont (ISD) e a ApoiE Epilepsia realizam neste sábado, 20, o Purple Day (Dia Roxo). O evento tem como tema Epilepsia – do diagnóstico ao tratamento e acontece das 08h às 18h, no auditório da Faculdade de Farmácia do CCS. O público-alvo são acadêmicos e profissionais da saúde.

O Purple Day faz referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. Trata-se de uma enfermidade neurológica crônica que pode afetar pessoas de todas as idades. Dados da Organização Mundial de Saúde estimam que cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e pelo menos três milhões de brasileiros sofram com a doença.

De acordo com o professor Leonardo Moura, do Departamento de Pediatria (Dped) do CCS e presidente da Laped, grande parte das síndromes epilépticas se iniciam ainda na infância. Estima-se que 50% dos casos infantis se manifestam antes dos 5 anos, uma fase crítica para o desenvolvimento neuropsicomotor. “Tal cenário faz com que o olhar para a infância seja redobrado e acurado”, enfatizou.

Entre os temas discutidos durante o evento estão: a classificação das epilepsias e síndromes epiléticas, o diagnóstico e o tratamento farmacológico e não-farmacológico.

CAMPANHA

Durante o Purple Day, a Laped também vai realizar uma ação social, promovendo uma campanha de arrecadação de material escolar (lápis de cor e giz de cera) para a Brinquedoteca da Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Quem não puder participar do evento, mas desejar contribuir, pode fazer doação para o PIX leomfsouza@hotmai.com .

Outras informações podem ser obtidas pelo instagram @laped.ufrn.

Siga-nos no instagram: